Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu elevar ontem do grau 3 para o 4 o nível de alerta - que vai até 6 - para o risco de uma epidemia pandêmica de gripe suína. O nível 4 indica a transmissão do vírus de pessoa para pessoa, numa intensidade capaz de causar epidemia em pelo menos um país e aponta para um significativo aumento do risco de um surto global (quando há uma pandemia).
A OMS também adverte que uma vacina deve chegar ao mercado somente no fim do ano e orienta governos em todo o mundo a se preparar para lidar com a crise. "A pandemia ainda não é inevitável. Mas temos uma situação próxima disso", afirmou Keiji Fukuda, vice-diretor da OMS. Mas, pressionada politicamente, a entidade evitou recomendar o fechamento de fronteiras no México ou nos EUA, ou sugerir a turistas que evitem as regiões.
No México, origem da contaminação, suspeita-se que a gripe suína já tenha causado 149 mortes - 20 dos casos já foram confirmados - e contaminado mais de 1.600 pessoas. O dado mais alarmante, porém, diz respeito à rápida proliferação da doença. Os EUA relatavam ontem 45 casos confirmados e o Canadá, 6. Portadores do vírus causador da doença - o H1N1 - foram isolados também na Espanha, Grã-Bretanha, Suécia, Alemanha, França, Noruega, Suíça, Dinamarca, Bélgica, Israel e Nova Zelândia.
Formato: PDF
Tamanho: 20.3 Mb
Download Easyshare
Download Ziddu
Download Rapidshare
0 comentários:
Postar um comentário