quinta-feira, 30 de abril de 2009

Jornal da Tarde | SP em PDF, Quinta, 30 de Abril de 2009

0 comentários
Dois pacientes brasileiros, um de São Paulo e outro de Minas Gerais, estão internados e representam os indícios mais fortes de que a gripe suína chegou ao País. Ambos são os primeiros a apresentar sintomas que os enquadram como suspeitos de contaminação pela doença que teve origem no México e, desde o último sábado, já atingiu nove países. O Ministério da Saúde ainda monitora por precaução 37 pessoas que estiveram em áreas contaminadas e voltaram com sinais do vírus. Dessas, 15 são do Estado.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou para 5 o grau de alerta da doença, em uma escala de 0 a 6, o que representa iminente pandemia. No mundo, há 148 casos confirmados e 8 mortes.

Até anteontem, o governo brasileiro computava 20 pessoas que corriam risco de contaminação, nenhuma delas na categoria clássica de “suspeito” em 8 Estados. Apesar do aumento para 11 Estados com registro e também da quantidade de pacientes em observação - e a confirmação de duas pessoas em situação mais grave para a hipótese de contágio -, o ministro José Gomes Temporão, em entrevista coletiva, pediu calma e afirmou que não é possível dizer que a gripe circula no País. Disse ainda que o Brasil “está preparado”.

Apenas no Estado de São Paulo, informou ontem a Secretaria de Estado da Saúde, estão sendo acompanhados 15 pacientes provenientes de áreas ou que estiveram em situações consideradas de risco para a gripe suína. Oito deles estão no Hospital Emílio Ribas, zona oeste da capital, e mais dois estão internados em Campinas, interior paulista. Os outros 5 pacientes são pessoas que procuraram atendimento médico, foram avaliadas e permanecem em casa, monitoradas por telefone, sem internação.

Formato: PDF
Tamanho: 22 MB
Download Easyshare
Download Ziddu


0 comentários:

Postar um comentário