domingo, 5 de julho de 2009

Jornal O Estado de SP em PDF, Domingo, 05 de Julho de 2009

2 comentários
Projeto do governo prevê até fechar empresa que paga propina:
Proposta, em fase de conclusão na CGU e no Ministério da Justiça, será encaminhada ao Congresso neste mês - As empresas que cometem crimes contra a administração pública na tentativa de obter vantagem poderão passar a ser punidas civil e administrativamente pelo Estado. Aquelas que se beneficiam do pagamento de propina a servidores públicos, de fraudes em licitação, da lavagem de dinheiro e da maquiagem de serviços e produtos vendidos ao governo poderão ser multadas, impedidas de receber benefícios fiscais, fechadas temporariamente ou extintas, a depender da gravidade dos fatos.

A novidade consta do projeto de responsabilização das pessoas jurídicas, que está em fase de conclusão na Controladoria-Geral da União (CGU) e no Ministério da Justiça. O texto será encaminhada ao Congresso ainda neste mês.
A legislação atual praticamente blinda essas empresas. Quando se envolvem em escândalos de corrupção, no máximo são punidas pelo mercado: a marca e a imagem são deterioradas e os clientes fogem para a concorrência. Se não houver esse prejuízo simbólico, porém, a empresa continua a funcionar normalmente. O Estado, hoje, não pode fazer praticamente nada contra elas.

A Lei das Licitações (8.666/93), por exemplo, é restrita a atos praticados contra a concorrência, e a punição mais grave restringe-se a declarar que a pessoa jurídica é inidônea e estará impedida de participar de outras disputas. Não há possibilidade de aplicação de multa ou de vedar o acesso dessas empresas a incentivos fiscais ou a empréstimos de bancos públicos. E atingir o patrimônio das empresas, o que elas têm de mais sagrado, mesmo estando envolvidas em casos de corrupção, é praticamente impossível.

Formato: PDF
Tamanho: 44 Mb
Download Easyshare
Download Megaupload


2 comentários:

  • 5 de julho de 2009 às 14:45
    Jeferson :

    Obrigado! É a palavra que nós, frequentadores deste site podemos dizer pelos serviços prestados. poder baixar o jornal O Estadão todos os dias, várias revistas, entre outros.Tendo sempre o nossos (in)representates como destaques, não pelas suas benfeitorias, para qual foram eleitos e sim falta de saber de como usar a coisa pública...Enfim, o serviço do site é muito bom por nos ajudar a entender todo esse imbróglio. Eu só faço dois pedidos, se de possível realização: Tem como postar a revista Carta capital, hoje grande referência no país e o jornal Folha também.. Ficarei bastante feliz. Valeu e, mais uma vez, obrigado

  • 5 de julho de 2009 às 21:03
    admin :

    Valeu Jeferson, muito obrigado.
    Farei o possível para atender seus pedidos. Abraços!!!

Postar um comentário