Faça o teste em casa: olhe as etiquetas das roupas, o solado dos calçados, a embalagem dos eletroeletrônicos, a bateria do celular, a caixa dos brinquedos e procure pela expressão “made in China”. Não vai ser difícil encontrá-la. Afinal, 11,6% de tudo que é importado pelo Brasil hoje vem da China e, em alguns setores os artigos chineses já são maioria em nosso mercado (veja quadro).
O JT visitou um supermercado Extra, localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, para coletar uma pequena amostra da participação dos produtos chineses no mercado nacional. Em alguns departamentos, o difícil foi encontrar algo fabricado no Brasil.
Entre as bolsas femininas, por exemplo, dos 25 modelos à venda, 19 eram “made in China”. No departamento de vestuário, somente as calças jeans e as blusas de algodão eram brasileiras - nas de tecido sintético, as etiquetas revelavam as origens taiwanesa, vietnamita, malaia e, claro, chinesa.
Centrífugas, ferros de passar, torradeiras, grills e outros eletroportáteis também vinham majoritariamente da China. Até o aparelho que leva o nome do ex-pugilista americano George Foreman é chinês. As bonecas Barbie também, assim como muitos brinquedos dispostos nas prateleiras.
Formato: PDF
Tamanho: 17 Mb
Download Easyshare
Download Megaupload
0 comentários:
Postar um comentário