
"Já dissemos ao presidente Lula e ao chanceler Celso Amorim que fazer o Irã ganhar tempo deixa o mundo mais perigoso, não menos", declarou ao ser indagada sobre o tema num evento do Instituto Brookings. Foi a mais dura e direta declaração sobre o assunto até agora.
Brasil e Turquia mediaram um acordo com o Irã, pelo qual Teerã se compromete a enviar 1.200 quilos de seu urânio para o a Turquia, de onde o combustível seria enviado para ser enriquecido na Rússia e França. O acordo foi rejeitado pelos membros permanentes do Conselho de Segurança, que, liderados pelos EUA, anunciaram um consenso para aplicar nova rodada de sanções contra o Irã.
Armadilha. Segundo os EUA, o grande problema é que o Irã afirmou que vai continuar enriquecendo urânio a 20% mesmo com o acordo. A Casa Branca afirma que o acordo Brasil-Turquia-Irã foi apenas uma tentativa de Teerã de evitar as sanções.
Já o Itamaraty divulgou uma carta enviada por Barack Obama a Lula em 20 de abril, na qual o líder americano demonstra apoio ao acordo de troca de combustível. Dentro do governo brasileiro, há a sensação de que a Casa Branca fica "mudando de lugar as traves do gol", ou seja, estabelecendo objetivos cada vem mais difíceis de alcançar...
Formato: PDF
Tamanho: 55 Mb
Download Hotfile
Download Oron
Download Alternativo
0 comentários:
Postar um comentário