Irã sofre sanções unilaterais dos EUA:
Guarda Revolucionária é alvo de medidas americanas - O governo americano apertou ainda mais o cerco ao Irã, ao anunciar ontem novas sanções unilaterais contra a Guarda Revolucionária - braço armado do regime que, segundo analistas, controla os programas nuclear e balístico de Teerã. O Departamento do Tesouro dos EUA congelou todos os ativos em território americano de Rostam Qasemi, um dos comandantes da unidade iraniana, e de quatro subsidiárias de uma empresa de construção que ele administra. Desde o governo George W. Bush, Washington vem adotando medidas restritivas diretamente contra integrantes e empresas da Guarda Revolucionária do Irã. As sanções anunciadas ontem reforçam ainda mais o cerco e mostram que o presidente Barack Obama decidiu elevar a pressão a um novo patamar desde que o Irã iniciou o enriquecimento de urânio a 20%, nesta semana.
Unilateral, a medida de ontem não tem relação direta com as sanções que os EUA estão negociando no Conselho de Segurança (CS) da ONU e se restringe ao território americano. Em dezembro, o Congresso já havia tomado uma atitude semelhante ao decidir multar empresas que tinham negócios no Irã e, simultaneamente, atuavam nos EUA. Na época, o banco Credit Suisse teve de pagar US$ 530 milhões aos cofres americanos.Guarda Revolucionária é alvo de medidas americanas - O governo americano apertou ainda mais o cerco ao Irã, ao anunciar ontem novas sanções unilaterais contra a Guarda Revolucionária - braço armado do regime que, segundo analistas, controla os programas nuclear e balístico de Teerã. O Departamento do Tesouro dos EUA congelou todos os ativos em território americano de Rostam Qasemi, um dos comandantes da unidade iraniana, e de quatro subsidiárias de uma empresa de construção que ele administra. Desde o governo George W. Bush, Washington vem adotando medidas restritivas diretamente contra integrantes e empresas da Guarda Revolucionária do Irã. As sanções anunciadas ontem reforçam ainda mais o cerco e mostram que o presidente Barack Obama decidiu elevar a pressão a um novo patamar desde que o Irã iniciou o enriquecimento de urânio a 20%, nesta semana.
FRACASSO DO DIÁLOGO
Americanos e iranianos voltaram a trocar acusações ontem pelo fracasso do diálogo. Diplomatas dos EUA disseram que haviam oferecido combustível nuclear suficiente para uso médico, mas o governo de Mahmoud Ahmadinejad recusou. Por sua vez, Ali Akbar Salehi, chefe do programa nuclear iraniano, disse que um acordo "ainda está sobre a mesa".
Desde outubro, quando o Irã e o sexteto (formado pelos cinco membros permanentes do CS e a Alemanha) se encontraram em Genebra, a principal proposta para um acordo exigia que iranianos enviassem urânio para ser enriquecido a 20% no exterior. Até o Brasil foi cogitado como receptor do material, no entanto, Rússia, França e eventualmente Turquia estão entre os nomes mais cotados para enriquecer o urânio.
Formato: PDF
Tamanho: 36 Mb
Download Big&Free
Download Megaupload
0 comentários:
Postar um comentário