
A receita, segundo Lula, é esta: "Não proliferação e desarmamento nuclear devem andar juntos." O presidente aconselhou Ahmadinejad a trabalhar com os países interessados em "encontrar uma solução justa e equilibrada para a questão nuclear iraniana". Ele também fez questão de justificar a decisão de apoiar o programa nuclear do Irã. "É simples. Aquilo que defendemos para nós, defendemos para os outros", afirmou Lula, citando o Brasil como exemplo a ser seguido.
Ahmadinejad disse que Lula pode ser "um elo entre o Irã e a América Latina" e que seu país tem sido alvo de "falácias". O iraniano deu apoio à pretensão brasileira de assumir vaga de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.
Lula disse que "o Irã pode ter um papel decisivo não só (na busca da paz) no Oriente Médio, mas também na Ásia Central". Numa referência a práticas do regime iraniano em episódios recentes, como a reeleição de Ahmadinejad, Lula deixou claro que a política externa brasileira é regida pelo compromisso com a democracia e pelo respeito à diversidade, pela defesa dos direitos humanos, pela liberdade de escolha dos cidadãos e pelo veemente repúdio à intolerância e ao terrorismo.
Formato: PDF
Tamanho: 35 Mb
Download Big&Free
Download Depositfiles
0 comentários:
Postar um comentário