segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Jornal O Estado de SP em PDF, Segunda 26 de Outubro de 2009

0 comentários
Atentado mata 132 no Iraque:
Na ação mais violenta em dois anos, prédios do governo foram destruídos - explosão de dois carros-bomba perto de edifícios do governo deixou ontem pelo menos 132 mortos e mais de 500 feridos no centro de Bagdá, no ataque mais violento no Iraque dos últimos dois anos. Os carros-bomba estavam estacionados e explodiram quase simultaneamente. O primeiro, ao lado do Ministério da Justiça, e o segundo, perto da sede da Prefeitura de Bagdá, a alguns metros do Hotel Mansur. Ambos os edifícios ficam muito próximos da chamada Zona Verde, considerada a região mais segura de Bagdá e onde se concentram embaixadas e vários ministérios. Em agosto, um atentado semelhante contra prédios ministeriais em Bagdá deixou 101 mortos.

Autoridades do governo iraquiano atribuíram o ataque à Al-Qaeda e disseram que seu objetivo era minar os progressos políticos do país, a poucos meses das eleições gerais de janeiro. "Os responsáveis por esses ataques não escondem que desejam atingir o Estado, paralisando o processo político e o que nós estamos construindo há seis anos", disse o presidente iraquiano, Jalal Talabani.

Apesar de o Iraque ter assistido a uma redução significativa da violência com o controle dos conflitos sectários - a maioria entre sunitas e xiitas -, ataques como esse mostram que ainda há enormes deficiências na área de segurança. "Havia sangue pelas ruas e corpos carbonizados", disse uma testemunha.

As explosões ocorreram às 9h30 locais (4h30 de Brasília). Entre as vítimas estão muitos pedestres que passavam pelo local, além de funcionários públicos e hóspedes do Hotel Mansur.

Cerca de 20 carros que estavam estacionados perto dos edifícios atacados ficaram destruídos. Casas, lojas e empresas tiveram seus vidros estilhaçados. O primeiro-ministro Nouri al-Maliki visitou o local do ataque pouco depois das explosões e prometeu levar à Justiça os responsáveis pelas mortes.

Formato: PDF
Tamanho: 24 Mb
Download Easyshare
Download Depositfiles


0 comentários:

Postar um comentário