Comércio ilegal de remédios causa perigos ao consumidor: Uma mistura que promete emagrecimento e que pode ser uma "bomba" para o organismo vem sendo consumida por muitas pessoas em Fortaleza. Trata-se de um composto emagrecedor produzido em laboratórios de manipulação que mescla substâncias fitoterápicas, como espirulina, marapuana, cáscara sagrada, chá verde, além de colágeno, elastina e diuréticos como hidroclorotiazida e furosemida, vendido por telefone, sem receita médica, apenas com o peso, idade e a altura do cliente. O problema, além disso, é que existem indícios de que o composto, mesmo sem estar identificado na etiqueta, possa conter também substâncias psicotrópicas, como as anfetaminas e inibidores do apetite, utilizados para emagrecer.
Tonturas, "visão de estrelas", insônia, boca seca, taquicardia, agitação e mudança de comportamento estão entre os sintomas que são associados ao uso desses compostos que prometem emagrecer.
Um kit emagrecedor no mercado, com cerca de com 60 cápsulas, custa entre R$ 50 e R$ 100. O pagamento é realizado somente em dinheiro ou cheque e a entrega é feita em domicílio. O contato que o cliente tem com a farmácia é apenas por telefone e não existe receita médica e sequer identificação do farmacêutico responsável, informações do registro na Vigilância Sanitária ou do estabelecimento comercial, como o telefone.
A reportagem teve acesso a vários depoimentos de pessoas consumidoras, praticamente todas mulheres em busca de perda de peso, que ora relatavam eficácia, ora insatisfação com os compostos. O fato é que a maioria delas, apesar de não estar explícito na etiqueta identificadora do remédio, tem consciência de que na sua composição, existe algo a mais do que substâncias fitoterápicas, como algum inibidor do apetite.
Formato: PDF
Tamanho: 20 Mb
Download Easyshare
Download Depositfiles
0 comentários:
Postar um comentário