Empenhado em evitar que o ano de 2009 termine com uma taxa negativa de variação do Produto Interno Bruto (PIB), o governo vem pressionando as empresas estatais a acelerar seus gastos. Nos primeiros dois meses deste ano, as estatais investiram R$ 8,8 bilhões, segundo balanço publicado pelo Ministério do Planejamento. É um aumento de 49% sobre os R$ 5,9 bilhões gastos em igual período de 2008.
"Isso reflete a pressão do governo em direção aos investimentos e também é decorrente do esforço das estatais", disse ao Estado o diretor do Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest), Murilo Barella. Ele explicou que o governo vem cobrando sistematicamente das empresas estatais que realizem os projetos propostos. A aceleração dos investimentos, explicou, vem ocorrendo desde meados do ano passado.
"As estatais estão capitalizadas, o que abre espaço para investimentos", disse Barella. Ele acrescentou que, dessa forma, as empresas têm contribuído para evitar a queda da atividade econômica. "O papel anticíclico das empresas estatais está mundialmente reforçado", disse.
Formato: PDF
Tamanho: 18 Mb
Download Easyshare
Download Megaupload
0 comentários:
Postar um comentário