O governo do Chile aumentou para 708 o número de mortos em decorrência do terremoto de 8,8 graus na escala Richter registrado na madrugada de sábado e afirmou que a estimativa ainda pode aumentar. Enquanto as autoridades avaliavam os danos causados pelo tremor, milhares de pessoas saqueavam comércios em busca de algo para comer. O desespero entre a população aumentou ainda mais na manhã de ontem, quando outro abalo de 6,1 graus voltou a sacudir o território chileno. Até agora, 1,5 milhão de casas foram danificadas pelo tremor e mais de 2 milhões - ou 12,5% dos 16 milhões de habitantes do Chile - foram afetados. O caos generalizado fez com que a presidente Michelle Bachelet decretasse estado de exceção de catástrofe nas regiões de Maule e Concepción, as mais devastadas pelo terremoto, além de um toque de recolher.
Bachelet reconheceu o problema de ordem pública criado pelos saques e nomeou o general Guillermo Ramírez como responsável pela segurança em Concepción. Ontem, milhares de pessoas desesperadas saquearam dezenas de comércios no centro e bairros da periferia da cidade.
Resignados, para evitar mais mortes, a policia não reprimiu as saqueadores, dos quais faziam parte também mulheres idosas e crianças. Os policiais somente intercediam para evitar brigas entre eles.
Os comerciantes, angustiados, reclamavam da falta de ação das forcas de segurança. Em alguns locais, porém, gás lacrimogêneo e jatos d"água foram usados para dispersar a multidão.
"Preciso destas coisas, pois são elementos de primeira necessidade", afirmou ao Estado Josefa, uma jovem que saía de um supermercado empurrando um carrinho com uma TV LCD, papel higiênico, desodorantes e várias garrafas de uísque.
Jornal de Hoje, Segunda, 01-03-2010
Formato: PDF
Tamanho: 25 Mb
Download Big&Free
Download Megaupload
Jornal de Domingo, 28-02-2010 - Principal
Formato: PDF
Tamanho: 34 Mb
Download Depositfiles
Download Megaupload
Cadernos: Auto & Imóvel
Formato: PDF
Tamanho: 40 Mb
Download Megaupload
Download Depositfiles
0 comentários:
Postar um comentário