sexta-feira, 12 de junho de 2009

Jornal da Tarde | SP em PDF, Quinta, 11 de Junho de 2009

1 comentários
Corte do IPI para carros será prorrogado por mais 3 meses
A redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para automóveis será prorrogada por mais três meses, porém as alíquotas ficarão maiores do que as que vigoraram no primeiro semestre deste ano, mas ainda inferiores às cobradas até o fim de 2008. Dessa forma, até o fim do ano, o tributo sofrerá uma elevação gradual, segundo proposta do Ministério da Fazenda. As informações são de uma fonte do governo

A proposta do Ministério da Fazenda também prevê que, para alguns modelos de carros, o imposto não retornará ao patamar inicial. Ou seja, algumas categorias de veículos podem ter o IPI reduzido definitivamente em relação à alíquota vigente até dezembro de 2008. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já manifestou a vontade de tornar a redução do tributo uma política permanente para o setor automotivo. “A minha posição é de que nós precisamos transformar isso em uma política permanente”, disse ele ontem. Ao final desse processo, o mais provável é que a tributação do setor automotivo seja inferior a que vigorou nos últimos anos.

A desoneração praticada para o setor, no entanto, implica em perda significativa de receitas para o governo em um ano de forte queda na arrecadação tributária. Pelos dados da Receita Federal, a redução de IPI para carros e caminhões significa que R$ 2,52 bilhões deixaram de entrar nos cofres da União neste primeiro semestre do ano.

O governo reduziu o IPI no final de 2008 para estimular as vendas de automóveis no País, conter a queda na produção e evitar demissões no setor. Com um estoque alto de carros nos pátios no final do ano, o setor concedeu férias coletivas e dispensou, antes do final do contrato, os trabalhadores temporários. As empresas também enfrentaram a dificuldade de obter crédito, refletindo em redução dos prazos de financiamentos e aumento dos juros cobrados do comprador de veículo.

Formato: PDF
Tamanho: 20 Mb
Download Easyshare
Download Megaupload


1 comentários:

Postar um comentário