O presidente Barack Obama afirmou ontem que os Estados Unidos estão buscando "um novo começo" em relação a Cuba. Obama fez a declaração logo após desembarcar em Trinidad e Tobago, onde participa da 5ª Cúpula das Américas. Obama afirmou que os EUA estão prontos para engajar-se com o governo cubano, mas advertiu que não vai "falar só por falar".
"Precisamos superar décadas de desconfiança", disse. "Gostaríamos de falar com os líderes cubanos sobre direitos humanos, reforma democrática e questões econômicas."
Havana e Washington trocaram vários gestos de aproximação no primeiro dia da Cúpula das Américas. A Casa Branca admitiu estar "impressionada" com a declaração do presidente cubano, Raúl Castro, na quinta-feira(de que está disposto a discutir sobre "tudo" com os EUA), mas disse esperar ações concretas - libertação de prisioneiros políticos e redução das taxas sobre remessas de cubano-americanos.
Raúl afirmou que está pronto para conversar com os EUA até mesmo sobre direitos humanos, liberdade de imprensa e prisioneiros políticos. Raúl até reconheceu que a abordagem de Cuba em relação aos EUA pode ser falha. "Podemos estar errados, admito. Somos seres humanos", disse. "Estamos dispostos a sentar e conversar, como deve ser feito."
Formato: PDF
Tamanho: 27 Mb
Download Easyshare
Download Ziddu
0 comentários:
Postar um comentário